sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ENCONTRO DE BANDAS




HISTÓRICO DA FILARMÔNICA JIMMY BRITO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ





A ACCAS é a associação dos cantores, compositores e artistas semelhantes que tem a finalidade de descobrir valores artísticos e culturais e dar oportunidade de expressão a cidadãos, com dotes artísticos. Foi fundada em 2004 por um grupo de pessoas motivadas a valorizar as expressões culturais e artísticas de São José do Seridó, sobretudo reconhecer e dar visibilidade aos muitos talentos para a arte, anônimos na cidade. Essa ideia surgiu do ilustre compositor Joaquim Francisco Neto, falecido em Maio de 2006, através de uma conversa entre amigos que, como o compositor, também estavam interessados em tornar notório suas potencialidades.

No ano de 2005 a Associação apresentou um projeto para aquisição de uma banda filarmônica no Conselho Municipal do FUMAC a ser financiado pelo Programa de Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Como não conseguiu êxito, entrou mais uma vez em 2009 tendo sua proposta aprovada. É importante frisar que desde muito tempo a população de São José do Seridó sonhava com uma banda de música, pois era umas das poucas cidades que não possuía uma filarmônica na região.

Em 2009, ano de aprovação do projeto, foi iniciado um trabalho de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a ACCAS com a colaboração do Maestro Humberto Carlos Dantas (Bembém) da Filarmônica de Cruzeta que começou a dar aulas de teoria musical a crianças e adolescentes interessados em participar do projeto. Desde então a Filarmônica, através da associação, recebe o importante apoio do Governo Municipal através das Secretarias de Educação e de Assistência Social. Somente em março de 2010 chegaram os instrumentos musicais que foram entregues através de uma solenidade com a presença do então Secretário de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Gercino Saraiva.

A Filarmônica Jimy Brito é uma das 46 do projeto "BANDAS FILARMÔNICAS DA JUVENTUDE SOLIDÁRIA", com financiamentos do Governo do RN e Banco Mundial e hoje é constituída de quarenta componentes com faixa etária até 18 anos. No seu repertório consta músicas brasileiras e eruditas.

A primeira apresentação da filarmônica foi em comemoração ao 7 de setembro de 2010 em São José do Seridó. No mesmo mês tocou a Festa do Padroeiro São José, a I Amostra Literária de São José do Seridó e em outras diversas ocasiões.

A filarmônica Jimmy Brito é considerada a banda de música mais jovem do Estado, além desta característica vêm conseguindo a cada oportunizar aos participantes a aproximação ao universo da música através do estudo e manejo do instrumento musical. Durante o pouco tempo de existência já conseguiu reconhecimento da sociedade sãojoseense inclusive em relação as crianças e adolescentes participantes que se dedicam ativamente ao estudo instrumental, inclusive recentemente teve uma jovem que obteve aprovação no curso superior em música pela UFRN. Muitos destes participantes vivem situações difíceis no ambiente familiar e social e vem conseguindo através da Filarmônica somar significativas mudanças em suas vidas incluindo-se o ambiente escolar.

Na região do seridó é histórico a existência das bandas de música, uma particularidade em relação às outras regiões do Brasil, e neste universo particular as bandas e filarmônicas tocando seus belíssimos dobrados e peças eruditas, com ênfase as regionais e locais, além dos hinos – da cidade e de padroeira que contagiam as apresentações em eventos públicos e religiosos.

No ano de 2012 a Filarmônica foi contemplada com o projeto Fortalecendo a Filarmônica Jimmy brito, que faz parte do Programa de Cultura Banco do Nordeste/ BNDES 2012 e o Encontro de Bandas realizado hoje, dia 20 , é uma das apresentações que fazem parte do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário