Entre as metas do Encontro Nacional, em cartaz na Escola de Música da UFRN, está a criação de uma Associação de Trombonistas no RN
Mais grave que o trompete, mais agudo que a tuba. O trombone, instrumento de sonoridade peculiar dentro da família dos metais, é o astro principal do I Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte, que começa hoje e vai até a próxima quinta-feira (25), na Escola de Música da UFRN. O encontro é destinado ao público interessado em música em geral e tem programação diversa, que inclui recitais, cursos, workshops, debates e palestras. O evento também vai ser uma oportunidade para que músicos e professores da universidade discutam a criação da Associação dos Trombonistas do RN.
Segundo o organizador do evento, o músico e professor da EMUFRN Gilvando Pereira, a ideia é criar um grupo de trabalho que discuta alguns dos principais problemas relativos ao trombone e ao ensino da música no Estado. Um dos planos da associação é facilitar o acesso de cursos de música para alunos do interior. “Vamos discutir maneiras de facilitar o acesso ao ensino da música para aqueles estudantes que moram longe e têm dificuldade de se locomover até o Campus Central da UFRN”, diz Pereira. “Se o aluno não vem ao professor, vamos levar os professores até eles”, frisa.
Outras pontos que serão discutidos pela Associação de Trombonistas do RN incluem a criação de novos cursos de capacitação na área de música, a produção de material didático específico para o ensino do trombone e a escassez de novas composições e grupos dedicados ao instrumento.
“Na Europa é bastante comum que existam sextetos ou octetos de trombone, mas aqui é muito raro, praticamente inexistente”, avalia Pereira. “Queremos estimular toda a cadeia envolvida com a música instrumental no estado”
Música e conhecimento
A programação do I Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte conta com a presença dos trombonistas convidados Diogo do Amaral (SP), Gilberto Cabral (RN), Sandoval Moreno (PB), Carlos Freitas (SP), Nilsinho Amarante (PE) e Alexandre Ferreira (PB). Também participam o professor de fisioterapia Geraldo Almeida, que vai ministrar palestra sobre “Postura e Alívio de Tensões no Corpo”, e o músico francês Erwan Nedelc, que falará sobre a fabricação de instrumentos musicais.
Para quem deseja participar dos workshops entre outras atividades acadêmicas do evento, é necessário se inscrever previamente (taxa de R$ 20). Basta acessar o site da Escola de Música da UFRN (www.musica.ufrn.br), baixar o formulário de inscrição e enviar preenchido para o e-mail azeite2010@gmail.com. O pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia do festival.
A inscrição também pode ser feita de modo presencial, na sala da secretaria administrativa da Escola de Música das 8h às 12h e das 14h às 18h.
PROGRAMAÇÃO
I Encontro Nacional de Trombonistas do RN
Dia 23/04 - Terça-feira
8h – Abertura, Potibones
19h30 – Recital, Trio Boa Ideia, Boca no Trombone, Nilsinho Amarante (PE) e Maria Aida Falcão (piano)
Dia 24/04 - Quarta-feira
19h30 – Recital, Sandoval Moreno (PB), Alexandre Magno (PB), Gilberto Cabral (RN)
Dia 25/04 - quinta-feira
19h30 – Encerramento, Carlos Freitas (SP), Diego Amaral (SP), Grupo de Trombones do Encontro
Todos os recitais são gratuitos, abertos ao público e acontecem no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN.
*Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário