quarta-feira, 24 de abril de 2013

ALUNOS DA FILARMÔNICA JIMMY BRITO PARTICIPAM DE ENCONTRO DE TROMBONISTAS




Entre as metas do Encontro Nacional, em cartaz na Escola de Música da UFRN, está a criação de uma Associação de Trombonistas no RN
Mais grave que o trompete, mais agudo que a tuba. O trombone, instrumento de sonoridade peculiar dentro da família dos metais, é o astro principal do I Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte, que começa hoje e vai até a próxima quinta-feira (25), na Escola de Música da UFRN. O encontro é destinado ao público interessado em música em geral e tem programação diversa, que inclui recitais, cursos, workshops, debates e palestras. O evento também vai ser uma oportunidade para que músicos e professores da universidade discutam a criação da Associação dos Trombonistas do RN.
Segundo o organizador do evento, o músico e professor da EMUFRN Gilvando Pereira, a ideia é criar um grupo de trabalho que discuta alguns dos principais problemas relativos ao trombone e ao ensino da música no Estado. Um dos planos da associação é facilitar o acesso de cursos de música para alunos do interior. “Vamos discutir maneiras de facilitar o acesso ao ensino da música para aqueles estudantes que moram longe e têm dificuldade de se locomover até o Campus Central da UFRN”, diz Pereira. “Se o aluno não vem ao professor, vamos levar os professores até eles”, frisa.

Outras pontos que serão discutidos pela Associação de Trombonistas do RN incluem a criação de novos cursos de capacitação na área de música, a produção de material didático específico para o ensino do trombone e a escassez de novas composições e grupos dedicados ao instrumento.

“Na Europa é bastante comum que existam sextetos ou octetos de trombone, mas aqui é muito raro, praticamente inexistente”, avalia Pereira. “Queremos estimular toda a cadeia envolvida com a música instrumental no estado”

Música e conhecimento

A programação do I Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte conta com a presença dos trombonistas convidados Diogo do Amaral (SP), Gilberto Cabral (RN), Sandoval Moreno (PB), Carlos Freitas (SP), Nilsinho Amarante (PE) e Alexandre Ferreira (PB). Também participam o professor de fisioterapia Geraldo Almeida, que vai ministrar palestra sobre “Postura e Alívio de Tensões no Corpo”, e o músico francês Erwan Nedelc, que falará sobre a fabricação de instrumentos musicais.

Para quem deseja participar dos workshops entre outras atividades acadêmicas do evento, é necessário se inscrever previamente (taxa de R$ 20). Basta acessar o site da Escola de Música da UFRN (www.musica.ufrn.br), baixar o formulário de inscrição e enviar preenchido para o e-mail azeite2010@gmail.com. O pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia do festival.

A inscrição também pode ser feita de modo presencial, na sala da secretaria administrativa da Escola de Música das 8h às 12h e das 14h às 18h.

PROGRAMAÇÃO

I Encontro Nacional de Trombonistas do RN

Dia 23/04 - Terça-feira

8h – Abertura, Potibones

19h30 – Recital, Trio Boa Ideia, Boca no Trombone, Nilsinho Amarante (PE) e Maria Aida Falcão (piano)

Dia 24/04 - Quarta-feira

19h30 – Recital, Sandoval Moreno (PB), Alexandre Magno (PB), Gilberto Cabral (RN)

Dia 25/04 - quinta-feira

19h30 – Encerramento, Carlos Freitas (SP), Diego Amaral (SP), Grupo de Trombones do Encontro

Todos os recitais são gratuitos, abertos ao público e acontecem no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN.
*Tribuna do Norte.

sábado, 13 de abril de 2013

REUNIÃO MENSAL

CONVITE

Convidamos os associados da ACCAS (Associação de Cantores, Compositores e Artistas semelhantes de São José do Seridó, a se fazerem presentes na reunião mensal que se realizará nesse domingo, dia 14 de abril de 2013,domingo ,às 8 horas da manhã na sede do CRAS.
Desde já contamos com a presença de todos para tratarmos de assuntos relacionados ao bom desenvolvimento da associação.

Agradece
Eliene Araújo Dantas- Presidente

terça-feira, 9 de abril de 2013

MAIS APRESENTAÇÕES


FILARMÔNICA GIMMY BRITO RECEBEU ELOGIOS DA GOVERNADORA E DO PUBLICO PRESENTE



O orgulho de São José do Seridó e a realização de um sonho de um homem que lutou até os seus últimos dias de vida.

É assim que classifica- se a filarmônica Jimmy Brito de São José do Seridó que foi a banda destaque-revelação no encontro de bandas em ocasião  das festividades em homenagem  a Felinto Lúcio Dantas, em Carnaúba dos Dantas.

Na ultima sexta feira a banda recebeu elogios da governadora Rosalba Ciarlini  e de dezenas de prefeitos presentes a visita técnica a adutora Passagem das Traíras São José do Seridó.

A ACCAS que mantem a banda em uma parceria com o governo municipal do município, foi criada pelo aposentado Joaquim Francisco Neto que sonhava em desenvolver projeto social em São José e descobri talentos da arte local e divulga-los.
Mas, o maior sonho do compositor de São José do Seridó era uma Banda de Musica  e encampou uma luta  em busca da desta realização e mesmo abatido pela doença ele lutou até suas ultimas forças pela realização deste sonho.

Mesmo não conseguindo,  seu sonho  foi  realizado através de uma luta que reuniu muitos atores dentre esses o Prefeito Jackson Dantas, o maestro Bem- bem  dentre outras pessoas que contribuíram para a aquisição da banda de musica que atualmente atende a jovens do município que vem se destacando onde se apresentam.

Atualmente a ACCAS é presidida pela Radialista Eliene Dantas que vem realizando um trabalho importantíssimo frente  à entidade.

Vale ressaltar que a ACCAS descobriu talentos na musica, no teatro, na literatura e até na radiodifusão.

fonte:Carlos Felipe - O Fera