sábado, 22 de setembro de 2012

I ENCONTRO DE BANDAS DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

 
 
HISTÓRICO DA FILARMÔNICA JIMMY BRITO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ
A ACCAS é a associação dos cantores, compositores e artistas semelhantes que tem a finalidade de descobrir valores artísticos e culturais e dar oportunidade de expressão a cidadãos, com dotes artísticos. Foi fundada em 2004 por um grupo de pessoas motivadas a valorizar as expressões culturais e artísticas de São José do Seridó, sobretudo reconhecer e dar visibilidade aos muitos talentos para a arte, anônimos na cidade. Essa ideia surgiu do ilustre compositor Joaquim Francisco Neto, falecido em Maio de 2006, através de uma conversa entre amigos que, como o compositor, também estavam interessados em tornar notório suas potencialidades.
No ano de 2005 a Associação apresentou um projeto para aquisição de uma banda filarmônica no Conselho Municipal do FUMAC a ser financiado pelo Programa de Desenvolvimento Solidário do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Como não conseguiu êxito, entrou mais uma vez em 2009 tendo sua proposta aprovada. É importante frisar que desde muito tempo a população de São José do Seridó sonhava com uma banda de música, pois era umas das poucas cidades que não possuía uma filarmônica na região.
Em 2009, ano de aprovação do projeto, foi iniciado um trabalho de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a ACCAS com a colaboração do Maestro Humberto Carlos Dantas (Bembém) da Filarmônica de Cruzeta que começou a dar aulas de teoria musical a crianças e adolescentes interessados em participar do projeto. Desde então a Filarmônica, através da associação, recebe o importante apoio do Governo Municipal através das Secretarias de Educação e de Assistência Social. Somente em março de 2010 chegaram os instrumentos musicais que foram entregues através de uma solenidade com a presença do então Secretário de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Gercino Saraiva.
A Filarmônica Jimy Brito é uma das 46 do projeto "BANDAS FILARMÔNICAS DA JUVENTUDE SOLIDÁRIA", com financiamentos do Governo do RN e Banco Mundial e hoje é constituída de quarenta componentes com faixa etária até 18 anos. No seu repertório consta músicas brasileiras e eruditas.
 A primeira apresentação da filarmônica foi em comemoração ao 7 de setembro de 2010 em São José do Seridó. No mesmo mês tocou a Festa do Padroeiro São José, a I Amostra Literária de São José do Seridó e em outras diversas ocasiões.
A Filarmônica Jimmy Brito ao longo desses quase dois anos, ganhou uma identidade particular no Município de São José do Seridó e está a cada dia conquistando espaço e admiração por parte dos que gostam da boa música. E importante, fazendo a música chegar aos lares através de um programa na Rádio Bonita FM, todo segundo sábado do mês das 10 às 11 horas da manhã.
                Hoje, no Primeiro Encontro de Bandas de São José do Seridó, a Filarmônica Jimmy Brito se apresenta para os são-joseenses e os visitantes apresentando um repertório fascinante para os que apreciam a boa arte musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário