sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

EVENTO


Integrantes da Filarmônica participaram de reinauguração da Biblioteca Municipal

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

É NOTÍCIA

DESCOBERTAS DE JOAQUIM FRANCISCO E DA ACCAS SE DESTACAM EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ


A cidade de São José do Seridó é um celeiro de grandes artistas e não obstante a essa realidade já existem vários grupos de teatro cada mostrando seus valores e seus capacitados artistas.
Tudo reascendeu com a criação  da ACCAS, entidade criada pelo saudoso Joaquim Francisco Neto que descobriu grandes valores artísticos do município.
Peças teatrais, CD com artistas locais, livro e outras ações culturais se destacaram a partir  de então no município como a Banda de Música que é hoje o orgulho artístico musical da cidade com a descoberta de dezenas de novos grandes talentos.
A força e a determinação de Joaquim e de jovens até então desconhecidos foi a principal fortaleza para o crescimento da cultura e da arte em São José do Seridó.
 
Por Carlos Felipe

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

APRESENTAÇÃO



No último dia 5 de Dezembro, no Campus da IFRN em Natal, às 15h30, a Banda Filarmônica Jimmy Brito, do município de São José do Seridó, realizou uma apresentação na área de lazer- rosquinhas. Após essa apresentação, a programação cultural seguiu sua programação até às 18h quando teve um intervalo para abertura oficial da EXPOTEC.
Na ocasião, o Diretor Geral do CNAT, professor José Arnóbio, agradeceu a contribuição de todos os envolvidos na organização do evento, que inclui os funcionários terceirizados, professores, alunos e técnicos administrativos. “É necessária a participação de todos para que o evento obtenha o sucesso esperado”, afirmou o diretor que também parabenizou a qualidade das apresentações culturais.
Além disso, a abertura foi marcada pelo lançamento dos Correios/RN, em nível estadual, do Selo Centenário de Jorge Amado. O Diretor dos Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte, Francisco Gilberto, agradeceu a oportunidade e fez um breve apelo aos presentes para a adesão à campanha Papai Noel dos Correios, que classificou, em 2011, o Rio Grande do Norte como o segundo estado do Nordeste em número de entregas de presentes.

domingo, 11 de novembro de 2012

MOSTRA LITERÁRIA E FILARMÔNICA JIMMY BRITO



Estamos muito felizes com o que vimos em mais uma Mostra Literária da nossa cidade, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Muita coisa para contar, mas dois pontos, especialmente, merecem destaque: primeiramente, o incentivo à leitura que foi algo de grande relevância na edição deste ano, desde a corrente “Sou um livro livre” à tenda com livros na praça, os livros novos da biblioteca expostos durante as noites como incentivo à visitação da biblioteca municipal, tudo, tudo foi grandioso neste aspecto. Em segundo lugar, ficou muito presente para nós os frutos que já colhemos através do nosso trabalho com música no município. A partir da Filarmônica Jimmy Brito, vemos que outros grupos puderam surgir como a Fanfarra Jacó Libânio e outros pequenos grupos com a participação de músicos da nossa banda, como vimos nas apresentações do Prof. Téo e do grupo de teatro com musical apresentado na primeira noite. Nossos redobrados parabéns à Secretaria Municipal de Educação e Cultura que tem sido alicerce para as nossas conquistas!
por Romário Gomes


 

FILARMÔNICA JIMMY BRITO NA III MOSTRA LITERÁRIA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ

III MOSTRA LITERÁRIA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ - VÍDEO 2

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ROMÁRIO CITA MOACY CIRNE

MOSTRA LITERÁRIA

A Filarmônica Jimmy Brito estará participando nessa sexta, 09, da III Mostra Literária do Município de São José do Seridó

domingo, 28 de outubro de 2012

REUNIÃO MENSAL









 
A ACCAS- Associação de Cantores, Compositores e Artitas Semelhantes de São José do Seridó, realizou nesse domingo mais uma reunião mensal. Alunos da Filarmônica Jimmy Brito e alguns pais se reuniram para tratar assuntos relacionados ao desenvolvimento da associação.
A ACCAS é uma associação que pensa no universo cultural como uma forma de estruturar e dirigir mentes de crianças/adolescentes para uma visão mais edificante de valores.
A arte com suas muitas vertentes gera líderes, gera seres pensantes que devidamente orientados podem levar a sociedade a lutar por um desenvolvimento mais igualitário.
Possuir uma sede é nossa meta, isso porque vai possibilitar com o espaço próprio, o entrosamento de outras artes e é sabido que o município de São José do Seridó é um celeiro de artistas e por tudo isso a ACCAS deseja que não só na música, mas em todo o universo artístico essa cidade floresça.
Para isso, força, vontade e fé!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

REUNIÃO MENSAL


CONVITE

 

Convidamos os associados da ACCAS (Associação de Cantores, Compositores e Artistas semelhantes de São José do Seridó, a se fazerem presentes na reunião mensal que se realizará nesse domingo, dia 28 de outubro de 2012,domingo ,às 8 horas da manhã na sede do CRAS.

Desde já contamos com a presença de todos para tratarmos de assuntos relacionados ao bom desenvolvimento da associação.

 

                                                                                                   Agradece

Eliene Araújo Dantas- Presidente

sábado, 6 de outubro de 2012

TEXTO DE MOACY CIRNE


 
A LENDA DA MOÇA BONITA

"Sua pele era aveludada e tinha a cor, os mistérios e a quentura de uma noite estrelada do Seridó. Era uma jovem bonita, bonita de arrepiar, a mais bela da região, a mais bela a povoar os sonhos de vaqueiros, pescadores e caçadores de onças. Os pássaros da quase-manhã, quando o sol, solene e solitário, desenhava mais uma aurora sertaneja com cheiro de capim molhado, cantavam em sua homenagem. As cores alegres do dia pintavam de azul e negrume aquela beleza nascida do inesperado vento barroco da saudade. Sim, sim. Era uma bela e candente mulher. E tinha um hábito salutar: gostava de se banhar nua, sozinha, nas primeiras horas da manhã, no poço do rio que ela tanto amava, quando o inverno chegava: o rio de suas esperanças, o rio de suas mais doces alegrias. O rio de seu santo protetor - São José por nome, São José por devoção.

Mas um dia aconteceu o que não estava escrito no firmamento, o que não estava escrito nas cantorias do sertão, o que não estava escrito nem mesmo no Lunário Perpétuo: a nossa jovem, nua como sempre nas águas do poço encantado, sentiu-se observada por olhos grávidos de volúpia e macheza. Tentou cobrir suas vergonhas, inutilmente. Tentou cobrir suas belezuras. Inutilmente. Os olhos eram maiores do que a sua inocência. Maiores do que a sua seridolência. Era um domingo e Domingas era o seu nome. Desesperada, sentindo-se desonrada, correu para um matagal e lá se encantou: tornou-se um pássaro mais azul do que o azul mais brilhante, que voou para o horizonte em busca de seus sonhos. Nunca mais foi vista, nunca mais foi visto. Os moradores da região, deslumbrados com a história, nomearam o lugar de Poço da Moça Bonita.

Mais tarde, bem mais tarde, inícios do século XX da Era Comum, surgiria a povoação, hoje cidade, de São José do Seridó. Ou, simplesmente, São José da (Moça) Bonita. E todos os pássaros da região ainda cantam em homenagem àquela bela e misteriosa mulher.

Que se encantou para sempre".

 

Segundo o Balaio Porreta, muito bem contada por sinal.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012